Ricardo Santos recebe troféu de rookie do ano

Eleito em Dezembro o Sir Henry Cotton Rookie of the Year, prémio atribuído ao melhor estreante do ano no European Tour, Ricardo Santos recebeu ontem o respectivo troféu, durante a gala que habitualmente antecede o início do BMW PGA Championship, prova-bandeira do circuito.

No hotel Sofitel em Heathrow, Londres, Ricardo Santos recebeu o troféu das mãos do seu antecessor em 2011, o inglês Tom Lewis, vencedor do Portugal Masters desse ano. A atribuição do Sir Henry Cotton Rookie of the Year remonta a 1960 e o português é apenas o 11º golfista da Europa Continental a ser alvo de tal distinção.

“Foi uma honra ser o primeiro português a ganhar este prémio”, disse. “Quando olho para os nomes dos jogadores que venceram no passado este galardão, constato como é um privilégio ter o meu nome ao lado deles. Foi uma época espantosa e tê-la concluído com este prémio é mais do que poderia ter sonhado.”

O painel de avaliação era composto por delegados R&A, da Association of Golf Writers e do próprio European Tour, e o algarvio, de 30 anos, foi o escolhido em detrimento do ingleses Matthew Baldwin e Tommy Fleetwood e do espanhol Jorge Campillo, que eram os outros concorrentes.

Em Maio de 2012, Ricardo Santos venceu o Open da Madeira com uma brilhante volta final de 63 pancadas. Foi a primeira vez que um jogador nascido e formado em Portugal conquistou uma prova do European Tour. Viria a terminar a época na 90ª posição da Corrida ao Dubai, com 264.174 euros em prémios acumulados.

O português começa amanhã a competir no BMW PGA Championship, prova que decorrerá entre quinta-feira e domingo no quartel-general do circuito europeu, em Wenthworth, Inglaterra.

Presentemente, Santos ocupa o 24º lugar na Corrida ao Dubai, com 385.362 euros em prémios, Nos 11 torneios realizados em 2013, terminou cinco vezes entre os 10 primeiros.

Na gala do European Tour, o norte-irlandês Rory McIlroy, de 23, recebeu o troféu relativamente à sua nomeação com o Race to Dubai European Tour Golfer of the Year, para o melhor jogador do circuito. Mas McIlroy posou também com os seus companheiros da selecção europeia da Ryder Cup que, Outubro de 2012, venceu de forma épica os Estados Unidos em Medinah. Chicago. (FOTOS: GETTY IMAGES)

Deixar um comentário